21 de abril de 2015

Saindo do forno: Mingau de Aveia Funcional

Olá, hoje eu, que sou uma fã de longa data da aveia, fiz meu primeiro mingau. Essa notável fonte de fibras, cálcio, ferro, proteínas e vitaminas B e E, para quem não sabe, além de ajudar no funcionamento do intestino (se acompanhada de uma boa quantidade de água ao longo do dia) pode também ser adotada como parte de uma dieta saudável para emagrecer, não só pelos seus nutrientes mas também por saciar sua fome rapidamente. A receita também conta com a canela, que por ser um termogênico natural, tem a função de acelerar o metabolismo do organismo, contribuindo também no emagrecimento e a boa digestão. E eu posso comprovar isto com a receita a seguir.

Na verdade, eu dei uma pequena aprimorada na receita, mas garanto que vai deixá-la ainda mais saborosa, principalmente para quem não está acostumado com o consumo da aveia. Portanto, para quem não estiver com vontade de seguir minhas invenções de moda, os ingredientes básicos são o leite, a aveia e a canela em pó.

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite semidesnatado;
  • 1/2 xícara de aveia em flocos finos;
  • Canela em pó;
  • 1 colher de chá de farinha de linhaça dourada;
  • 1 rodela de mamão.
Procedimento:

Pegue essa rodela de mamão e a amasse com um garfo. Além de combinar muito bem com todos os ingredientes, ele será responsável por adoçar o receita. Em uma panela, adicione todos os ingredientes, menos a canela e o mamão e mexa até a mistura ficar homogênea, espere até atingir a consistência espessa de um mingau. Em seguida, apague o fogo, acrescente o mamão e com uma colher coloque seu mingau em um prato de sopa e salpique um pouco de canela em pó. 

Cuidados! 
  • Se você pretende emagrecer com essa receita, evite come-la em quantidades excessivas. A quantidade que utilizei é ótima e dá para saciar bem a fome, com ou sem os ingredientes que acrescentei. 
  • Repetindo, se você sofre de prisão de ventre, beba bastante água ao longo do dia, de preferência faça da garrafinha sua companheira, ou a propriedade da aveia que auxilia no funcionamento de intestino, terá seu efeito contrário. Mas relaxe, nunca beba muita água de uma vez só para evitar o inchaço abdominal. ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem à vontade para me mandar opiniões construtivas, dúvidas ou apenas um "Olá" ou coisa assim.